Home » Projetos » Schiller, leitor de Kant: os afetos e a unidade do ânimo

Schiller, leitor de Kant: os afetos e a unidade do ânimo

O objetivo principal dessa pesquisa consiste em determinar com maior precisão o legado da doutrina kantiana sobre o pensamento de Schiller acerca de dois problemas centrais de sua breve produção filosófica: o papel desempenhado pelos afetos para a fruição da arte e a questão da unidade do ânimo. A hipótese fundamental, a ser verificada ao longo do trabalho, é a de que, operando dentro do quadro categorial do sistema transcendental, o pensador introduz deslocamentos significativos no modo como esses temas haviam sido abordados pelo filósofo de Königsberg em duas direções. Em primeiro lugar, seu objetivo é qualificar com maior precisão as sensações intensas despertadas pela tragédia de modo a recuperar a dignidade estética dessa arte. Em segundo lugar, trata-se de superar a dualidade do ânimo que caracteriza o pensamento de Kant.